domingo, 16 de setembro de 2012

Aula 18/09

Na aula do dia 18/09 assistimos a apresentação do dos nossos colegas Edmilson e Sonia sobre os textos: MAGNANI, Luiz Henrique. Um passo para fora da sala de aula: novos letramentos, mídias e tecnologias. In: JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Revista X, vol.1, :1-18, 2011 Na apresentação dos nossos colegas vimos às novas perspectivas de estudo acerca dos novos letramentos, práticas relacionadas às novas mídias e tecnologias. Os novos letramentos tratam-se dos usos da escrita e da leitura de textos com vistas a um novo contexto fora da sala de aula. O autor do texto em estudo: “A Escola Fora da Escola”, Luiz Henrique Magnani, questiona os letramentos no contexto escolar colocando em foco uma nova relação de aprender fomentando um aprender e agir social e politicamente frente a sociedade em que vive. Os novos letramentos além de serem situados eles são múltiplos incluindo reflexões acerca das ferramentas tecnológicas. A idéia tradicional de alfabetismo é muito individual e a escola atual direciona o indivíduo ao conformismo na realidade a leitura é um processo cognitivo e abstrato sem nenhuma preocupação em relação a realidade social. Os novos letramentos têm haver com a leitura que o aluno faz de um texto atribuindo a ele um sentido crítico é visto como um processo ativo, assimilando os novos conhecimentos e articulando-os aos seus conhecimentos prévios, capaz de provocar mudanças no seu contexto social conforme seus interesses. Dessa forma concluo que essa nova proposta de letramento conduz a aprendizagem com foco ao contexto cultural em que vive esse indivíduo dando oportunidade a ele de refletir sobre sua realidade e as diferentes e conflituosas realidades. Nessa nova prática de letramento o indivíduo não só age sobre o objeto de estudo como também o modifica de acordo com o seu propósito essas novas ferramentas: REMIX, BLOG, FÓRUNS CIBERNÉTICOS, VÍDEO GAMES, etc. São formas contemporâneas da escrita, considerando que a escrita não significa somente o texto verbal, mas pode ser uma forma multimodal. Essas práticas estão cada vez mais presentes e tendem a ser trazidas como elementos de estudo do contexto formal de ensino. Para saber mais sobre estes novos conceitos de letramentos, novas ferramentas tecnológicas usadas atualmente e vistas como um novo paradigma para a educação e aprendizagem entrem na página acima: Novos Letramentos no Ensino Superior.