A LITERATURA COMO EIXO DE DISCUSSÃO
O aprendizado da leitura é um momento importante na educação, inicia-se na barriga da mamãe e logo nos primeiros anos de vida a criança já deve ter contato com livros e histórias lidas pelos familiares em qualquer momento. A literatura infantil exerce um papel central na ação pedagógica com as crianças de diferentes faixas etárias, pois são incontestáveis as habilidades desenvolvidas mediante a sua utilização. Na escola o trabalho do professor consiste em garantir que o [estudante|aluno] consiga ler e compreender textos, em todo e qualquer nível de complexidade. Assim importante apontar que é o professor quem cria, planeja, inventa, organiza e prioriza as situações e atividades de forma que as crianças aprendam a ler e a escrever.
De acordo com as ideias do professor Paulo Freire, o ser humano não deve aprender a ler para escrever. Deve ler para compreender o mundo e escrever para que o mundo o compreenda. O sujeito lê e escreve para saber mais sobre si, sobre os outros; lê para ter novas ideias, lê e escreve para alongar sua inteligência.
O ato de ler e o ato de escrever estão diretamente ligados à construção do sujeito, àquela competência básica de refletir sobre o que conhece para, munido do seu próprio imaginário, recriar, repensar o que está posto e, a partir disso, fazer história para ser contada, lida e escrita.
A vivência literária é uma experiência com a literatura, que é uma área do conhecimento importante na escola e fora dela. O ato de ler e o ato de escrever estão diretamente ligados à construção do sujeito, àquela competência básica de refletir sobre o que conhece para, munido do seu próprio imaginário, recriar, repensar o que está posto e, a partir disso, fazer história para ser contada, lida e escrita.
A vivência literária é uma experiência com a literatura, que é uma área do conhecimento importante na escola e fora dela. O ato de ler e o ato de escrever estão diretamente ligados à construção do sujeito, àquela competência básica de refletir sobre o que conhece para, munido do seu próprio imaginário, recriar, repensar o que está posto e, a partir disso, fazer história para ser contada, lida e escrita.
A leitura é arte que tem que fazer parte do dia a dia das crianças.
Projeto de leitura realizado pela equipe de professoras do 1º ano com os alunos em 2013.
"Álbum de Figurinhas: O Poetinha" onde reúne música, poemas e múltiplas linguagens ( imagética, gestual, visual, digital e semiótica).
O projeto teve como intenção educativa ampliação do repertório de experimentação gráfica a partir do envolvimento das linguagens, como a: música, o movimento, a pintura, contribuindo para o desenvolvimento da leitura e escrita; despertando novos leitores, críticos e reflexivos, colaborando e incentivando o hábito de ler.
A contribuição no processo de alfabetização foi muito significativa, pois a percepção dos elementos de sonoridade presentes no texto poético são importantes nessa fase, pois possibilitam que a criança perceba a relação entre as representações gráfica e sonora das letras, desenvolvendo a consciência fonológica. Todas as atividades do projeto foram contextualizadas.
O trabalho privilegiou o gênero literário poema em homenagem ao centenário de Vinícius de Moraes. As atividades tiveram como ponto de partida a audição do CD A Arca de Noé (v. I e II).
Na prática o projeto teve a duração de seis meses e foi dividido em dois momentos. No primeiro momento fizemos a pintura e exposição da bandeira da Arca de Noé, na Feira do Livro. No segundo momento os alunos receberam o seu álbum de figurinhas e a cada livro lido eles recebiam uma figurinha para colagem dessas no mesmo. E assim foram várias leituras misturadas a muita diversão que também levaram ao conhecimento de outros gêneros textuais.
Na finalização do trabalho fizemos a exposição dos Álbuns de leitura e apresentação de danças representando os personagens da Arca de Noé.
O projeto foi muito prestigiado pelos familiares que participaram de todos os momentos colaborando no envolvimento com as crianças nas leituras feitas em casa.
O resultado do trabalho foi compartilhado com os alunos do Ensino Fundamental I, através das redes sociais do colégio.
As crianças aprenderam a ler brincando! Este ano demos continuidade ao projeto mudando a temática para Copa do Mundo. O Álbum será intitulado "Artilheiros da Copa" e alunos, professores, funcionários e equipe diretiva serão as estrelas do álbum.
Agora, já pensaram na quantidade de gols ao longo do ano!! Não vai ter pra ninguém!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário