terça-feira, 6 de novembro de 2012

Considerações e reflexões sobre os Novos Letramentos

Memorando da aula 06/11 Hoje assistimos a apresentação de trabalho dos nossos colegas Keli e Edmilson. Eles fizeram a tradução do Texto 8 - LANKSHEAR, COLIN & KNOBEL, MICHELE. The “Stuff” of New Literacies. A "coisa" do novo letramento O texto fala sobre os novos letramentos que já fazem parte do nosso cotidiano, mas ainda algumas pessoas insistem em ignorar estes novos recursos que a tecnologia apresenta em relação ao apreender certos conteúdos. O texto nos mostra novas práticas pedagógicas na qual devemos trabalhar juntos aos alunos e não somente focar nos conteúdos. Os letramentos exploram outras áreas que estão ligadas as tecnologias como por exemplo: blogs, fan pages ciberespaços que estudamos e que vão além do código linguístico no qual a alfabetização ainda está focada. O repertório oferecido pelos Letramentos despertam interesses diversos dependendo do contexto. Cada leitor tem uma visão do texto em estudo então, para alcançarmos um único objetivo juntamos essas ideias produzindo o conhecimento de forma coletiva. Dessa forma estamos envolvidos por outras formas de agir e pensar que caracterizam a nossa vida atual, que faz parte da Web 2.0 discutida também na apresentação do meu trabalho. Neste momento o que conta é compartilhar conhecimentos, dividir informações, fazendo com que os nossos pensamentos e ações, sejam disseminados nas redes sociais. Este é o movimento típico dos nossos tempos e é o que orienta o mindset (mentalidade) 2.0 . Esses são os novos letramentos, são "coisas" que nós só podemos fazer com o auxílio da tecnologia, então as tecnologias são nossas aliadas, pois favorecem e colaboram em muito para que possamos imaginar outras possibilidades de interagir, aprender, ser, agir, pensando em conjunto ou em colaboração com outros (Schrage,2001). O mindset 2.0 é orientado por outras formas de agir e pensar que caracterizam a vida contemporânea, como fruto do desenvolvimento de novas tecnologias da internet e novos modos de fazer coisas e novos modos de ser que são possibilitados por essas tecnologias" (Lnksher & Knobel,2007: 10). É, por tudo isso que a escola não deve desconsiderar esses movimentos sociais, tratando com indiferença e preconceito estas novas práticas, como se tudo isso não fizesse parte dos conteúdos a serem trabalhados pela escola. Esse é o grande desafio da educação transformar nossos alunos em leitores críticos, que possam refletir sobre as questões não só da Web, mas do mundo e tornar o saber como algo coletivo e não restrito, pois não basta saber ler e escrever, mas sim saber lidar com a informação codificada, transformar essas informações em saberes, pois o saber é social. Que a dimensão da minha escrita vá além do código linguístico.

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