O primeiro Seminário UNISO-UFSCAR destacou as Novas Tendências e Desafio do Ensino Superior no Brasil.
Os palestrantes comentaram a atual visão da educação e formação de profissionais, bem como o uso das novas ferramentas que devem ser ajustadas para atender as exigências do mercado.
Porém, a escola precisa equilibrar estes novos paradigmas, que a sociedade exige, buscando não se distanciar do seu ideal enquanto Instituição formadora que é o de humanizar e valorizar a ciência e tecnologia, bem como o pensamento reflexivo, contribuindo para a qualificação no mercado de trabalho.
A dialética entre a necessidade de uma humanização pensante e a compulsão tecnológica ameaça a humanidade uma vez que, simplesmente se espera que o indivíduo seja somente instrumentalizado.
O sentido próprio da Universidade é o de articular o pensamento autônomo hoje e o operacional. Trata-se de retornar a ideia de reflexão dos passos dados ao longo dos tempos da vida em sociedade.
O ensino não pode se ater na transmissão do conhecimento, pois traz consigo o enfraquecimento da experiência e do saber. É necessário recompor a relação com os outros conhecimentos como o valor e a ética humanista (Novaes).
A edificação do Ensino Superior terá sucesso a partir das partes envolvidas professor e aluno.Construir novas utopias do respeito, valorizar o pensamento não apenas o operacional (Pedro Goergen).
As exposições dos pôsteres também destacaram as Novas Tendências bem como as diferentes ferramentas de linguagens na formação dos educadores.
Meu Blog reúne artigos, vídeos e links atuais na área da Educação. Os conteúdos postados estabelecem Novos conceitos de Letramentos, com dados levantados a partir da minha pesquisa científica onde a tecnologia entra como um novo recurso aliado da Alfabetização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário