segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Essa imagem fez parte da prova escrita do Curso de Mestrado em Educação- uma reflexão do cotidiano escolar. 

O giz e a tela - uma imagem como metáfora do aprendizado

Sobre este mundo mesmo, obra de Cinthia Marcelle
Pesquisando sobre este trabalho da artista Cinthia Marcelle encontrei este interessante relato da professora
de artes Lívia Seber sobre a instalação artística intitulada "Sobre este Mundo Mesmo":
" Quando estive visitando a 29ª Bienal, esta obra chamou demais minha atenção.
Lá estava um dos meus objetos de trabalho, um símbolo da vida docente, onipresente nas escolas (especialmente as públicas) do Brasil.
A lousa e o giz. Essa dupla, tão usada há anos e hoje tão criticada, faz parte do meu cotidiano e não pude deixar de me identificar. A lousa da obra estava cheia de marcas, textos escritos, fórmulas, palavras mal apagadas, rastros de um professor. É certo que um mestre deixa sempre algo para trás.
Como aluna, lembrei do que presenciei em sala de aula. Muito do conteúdo que vemos, que nos ensinam, é esquecido com o tempo. A lembrança de algumas matérias se torna tão borrada quanto uma lousa mal apagada.
É lógico que hoje a tecnologia media a relação professor-aluno. Desde o quadro branco até a lousa digital, inúmeras telas, conteúdo digitalizado e internet estão presentes no contexto escolar. Mas enquanto a relação entre professor-aluno for totalmente vertical e a escola for conteúdista, a informação não será convertida em conhecimento e pouco tocaremos a vida dos alunos. A escola não pode ficar restrita a um borrão na memória. Ou só sobrará o pó.
Por fim, gostaria de propor um diálogo: A lousa reflete um ritmo anterior, mais lento, da leitura em papel, da leitura de um livro de cada vez. A tela digital reflete um ritmo atual, de multitarefas, várias coisas acontecendo, e uma informação mais efêmera e superficial. Pensando nisso, a tela digital na escola será capaz de se tornar um apoio sólido ao aprendizado?"
 
Tags: 

Um comentário:

  1. Olá,

    Vim comunicar que o meu blog Sala de Aula foi Hackeado e por esse motivo foi excluído, estou deixando o endereço da nova edição do blog: http://reridamaria2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir